top of page

Duo

Concêntrico

BIOGRAFIAS

Gonçalo Simões

Gonçalo_Santana_Simões.jpg

 Nasceu em Setúbal, tendo iniciado os seus estudos musicais na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi.   Prosseguiu os estudos a nível superior na Escola Superior de Música de Lisboa, instituição onde concluíu com elevada classificação a Licenciatura em Piano (2008) e o Mestrado em Ensino de Música – Variante de Instrumento (Piano) (2013), tendo trabalhado        sob        a  orientação dos pianistas Olga Prats, Jorge Moyano e Miguel Henriques.

 Participou em diversas Masterclasses com músicos internacionalmente reconhecidos como Irina Vinogradova, Jörg Demus, Vitaly Margulis, Jura Margulis, Luiz de Moura Castro, Helena Sá e Costa, Manuela Gouveia, Ralf Nattkemper, Avedis Kouyoumdjian, Jiri Tomasek, Walter Moore, Agne Stepina e Jeanette Favaro-Reuter.

 Desde 2007, desenvolve actividade pedagógica no Conservatório Regional de Setúbal, onde desempenha as funções de Professor de Piano e Pianista Acompanhador. Desempenha funções como Pianista Acompanhador no Departamento de Música da Universidade de Évora. Trabalhou ainda como Pianista Acompanhador na Escola Superior de Música de Lisboa entre 2009 e 2010.   Apresentou-se como solista no espectáculo “Carnaval” (no qual foram interpretadas obras em estreia mundial de importantes compositores portugueses da actualidade, como Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, Eurico Carrapatoso, entre outros, e a obra “Carnaval des Animaux”, de Saint-Säens), com a Orquestra Sinfónica Portuguesa em parceria com a Companhia Nacional de Bailado e sob a direcção do Maestro Cesário Costa, tendo realizado espectáculos no Teatro Camões, em Lisboa, e no Teatro Rivoli, no Porto.

  Em 2017, apresentou-se como solista com a Orquestra da ESART, interpretando a obra “Prelúdio para Piano e Cordas”, de Gonçalo Lourenço (estreia mundial), e o Concerto em Ré m BWV 1052, de J. S. Bach.

  Actualmente, encontra-se envolvido em projectos na área de Música de Câmara, formando o Duo Concêntrico com a violinista Josefina Alcaide Fernandes; paralelamente trabalha também com regularidade com a soprano Ana Catarina Tomás.

  Frequenta o Doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora, variante de Performance (Piano), mantendo ainda formação particular com o pianista Artur Pizarro.

Josefina Alcaide 

 Nascida em Setúbal a 19 de Julho de 1994, Josefina Alcaide iniciou os seus estudos musicais aos  nove anos de idade na classe de violino da prof. Inês Vieira no Conservatório Regional de Setúbal. Concluiu o seu 8º ano no Conservatório com o professor António Figueiredo, e posteriormente estudou com o prof. Valentin Stefanov.

Concluiu a sua licenciatura em 2019 no Conservatório de Amesterdão na classe do prof. Ilya Grubert.

 Foi homenageada em 2010 com a distinção "jovem talento - vertente música" pela Câmara Municipal de Setúbal e premio com 1os prémios no Concurso de Violino José Augusto Alegria em 2009, Concurso de Cordas Vasco Barbosa 2018 e no Concurso Internacional de Música da Cidade do Fundão, 2018.

 Foi-lhe atribuída durante três anos, a bolsa de estudos EDPSinfónica Juvenil.

 Integrou diversas orquestras nacionais e internacionais de jovens tais como Deutsch-französisches forum junger kunst (2013), Oquestra Sinfónica Juvenil; Jovem Orquestra Portuguesa; Orquestra do Estágio Gulbenkian(2013), Orquestra de Jovens do Mediterrâneo (2014); Orquestra de Jovens da União Europeia (2015 e 2016) e Naational Jeugd Orkest (Inverno de 2017).

 Integrou também diversas orquestras profissionais entre elas: Orquestra de Câmara Portuguesa; Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Ensemble MPMP.

 Josefina trabalhou com maestros de renome como Bernard Haitink; Alain Altinoglu; Vasily Petrenko; Frédéric Chaslin, Paul McCreesh; Pedro Carneiro, Jakub Hrusa, Joana Carneiro, Esa Pekka-Salonen, Xian Zhang, Gianandrea Noseda.

Como solista já se apresentou em palcos tais como: Teatro S.Carlos; Fórum Luisa Todi; Teatro S. Luis, Câmara Municipal de Setúbal; Centro Cultural de Belém e o Museu da Electricidade.

Violin portrait 2020.jpeg

 Como solista já se apresentou em palcos tais como: Teatro S.Carlos; Fórum Luisa Todi; Teatro S. Luis, Câmara Municipal de Setúbal; Centro Cultural de Belém e o Museu da Electricidade.

 Na vertente de Música de Câmara pertence ao Duo Concêntrico com o pianista Gonçalo Simões.

 Actualmente está a realizar o mestrado na Universidade Privada de Música e Artes de Viena na classe de violino do prof.Boris Brovtsyn.

bottom of page